Uma lagarta muito comilona: atividades

MATERIAIS GRATUITOS! 

“Uma lagarta muito comilona” foi escrito e ilustrado por Eric Carle, publicado originalmente nos EUA em 1969. Desde lá, o livro foi lido por milhões de crianças pelo mundo todo, traduzido em 66 idiomas. No Brasil, o livro é uma publicação da editora Callis

Preparamos um conjunto de atividades inspiradas no livro, explorando principalmente o ciclo de vida das borboletas, os dias da semana e os números de 1 a 10. Além disso, compartilhamos uma proposta de jogo coletivo para trabalhar números, contagem e quantificação e também uma música para trabalhar os dias da semana!

Resumo: Uma lagarta muito comilona conta a divertida história de uma lagarta gulosa que come de tudo. Come até as páginas do livro! Em uma história cheia de cores e muito divertida, Eric Carle nos mostra a semana da lagarta. Por meio de repetições, este livro ajuda a criança a memorizar os dias da semana e os números de 1 a 10.

BANCO DE PALAVRAS

O banco de palavras deste conjunto é composto por 4 palavras, que correspondem às quatro fases do ciclo de vida das borboletas: OVO, LAGARTA, CASULO, BORBOLETA. Uma ideia bacana é montar o banco usando setas que indicam a ideia de ciclo, assim, além de ser um espaço de consulta das palavras, também servirá para sistematizar o que foi trabalhado a partir do livro.

MONTA-PALAVRAS

Essa atividade pode ser feita logo após a exploração do banco de palavras, permitindo que as crianças consultem o banco para realizar a montagem das palavras, ou pode ser proposta como fechamento dos trabalhos relacionados ao livro, depois de ter explorado bastante as palavras ao longo da semana (ou do período de tempo que durar o trabalho com o tema). Neste segundo caso, as crianças podem ser desafiadas a montarem as palavras sem consultar o banco, pois já terão tido bastante contato com as palavras e terão certa familiaridade com elas.

Veja as possibilidades de exploração do monta-palavras e formas de intervenção aqui.

REGISTRO DA HISTÓRIA

Nessa atividade as crianças deverão representar, por meio de desenhos, o que a lagarta comeu em cada dia da semana, registrando o alimento e as respectivas quantidades

CICLO DE VIDA DAS BORBOLETAS

A atividade envolve recorte, colagem e registro escrito.

Quanto à parte escrita, há duas propostas com níveis de dificuldade diferentes (folha 1 e folha 2). Algumas alternativas para desenvolver a atividade, conforme a intencionalidade:

  • As crianças em hipóteses iniciais de escrita podem registrar os nomes de cada fase do ciclo (folha 1), enquanto as crianças em hipóteses mais avançadas podem registrar uma frase ou pequeno texto que explique o ciclo de vida das borboletas (folha 2).
  • A escrita da frase/texto (folha 2) pode ser proposta também para as crianças em hipóteses iniciais, com a intervenção individual da professora.
  • Pode-se construir coletivamente um pequeno texto (folha 2) e a professora registra no quadro para que toda as crianças copiem no seu material individual.

Lembre-se: a decisão de como utilizar o material e conduzir a atividade dependerá dos objetivos e habilidades que se pretende trabalhar com ela.

PINTE CONFORME O NUMERO

Atividade de identificação dos numerais e representação de quantidades, em que se deve pintar os alimentos conforme o número indicado.

Para este jogo, a turma deve ser dividida em 2 ou 3 grupos – a preparação dos materiais varia conforme a quantidade de grupos.

Você precisará de um conjunto com 48 figuras de alimentos e um pote (ou lata, caixa, vidro, etc) para cada grupo. As figuras dos alimentos podem ser plastificadas para maior durabilidade.

Também precisará de um dado de 6 faces – um dado grande de espuma é o ideal, pois as crianças conseguem acompanhar a jogada dos colegas.

Organize em mesas separadas as figuras recortadas e o pote de cada grupo. Na sua vez, cada jogar deve lançar o dado e colocar no pote a quantidade de alimentos indicada. Vence o grupo que alimentar a lagarta com todos os alimentos primeiro.

No final do jogo, vocês podem contar juntos os alimentos que foram depositados em cada pote, explorando a contagem e a comparação das quantidades.

Disponibilizamos dois arquivos:

 

Ainda que o trabalho com os dias da semana seja feito cotidianamente, por meio da exploração do calendário ou da própria rotina escolar, podemos fazer um trabalho mais intensivo para as crianças memorizarem o nome e a ordem dos dias da semana. Para isso, além do livro “Uma lagarta muito comilona”, recomendamos a proposta musical do Marcelo Serralva, que ele ensina neste vídeo.

Dois conjuntos de materiais permanentes que podem ser expostos na sala de aula para consulta e explorados de diferentes formas cotidianamente:

  • Fichas tamanho A5 com os dias da semana, fazendo associação com a história lida e os alimentos que a lagarta comeu em cada dia: FICHAS NUMERO QUANTIDADE
  • Fichas tamanho A6 com números e quantidades de 1 a 10, também envolvendo a temática do livro: CARTAZES DIAS DA SEMANA

Observação: Mesmo os materiais permanentes, que continuarão sendo utilizados após encerrado o trabalho com o livro, devem ser substituídos periodicamente por novos materiais envolvendo outros temas ou formatos, atualizando os espaços da sala.

Gostou? Comenta com a gente!

Este post tem 17.897 comentários

  1. Carolina

    Meninas, adoro a história da lagarta. Já trabalhei com esta história nas minhas aulas de inglês.
    O jogo “Alimente a lagarta” está sensacional! Posso adaptar para o inglês!😊

  2. Anônimo

    Amei! Como posso adquirir as atividades da sequência didatica a lagarta muito comilona

Deixe um comentário