“Rato” é uma das mais queridas e conhecidas músicas do grupo Palavra Cantada, composta por Paulo Tatit e Edith Derdyk. Além de um videoclipe disponível no YouTube, a música também ganhou uma versão em livro, publicado pela editora Melhoramentos.
Vem conhecer esse conjunto de atividades inspiradas pela história de um ratinho apaixonado!
Um ratinho apaixonado está em busca de um grande amor. Diferente dos outros ratos, que correm por todo lado procurando comida, ele canta para a Lua e pede sua mão em casamento. Ela recusa o pedido e apresenta a nuvem que sempre está diante dela. Ao ver a nuvem faceira, o pequeno rato logo propõe subir ao altar. Mas a bela nuvem não aceita seu amor. Sem perder a esperança, o rato segue em busca da amada entre várias pretendentes. Seu verdadeiro amor não demora a chegar.
O banco de palavras desse conjunto de atividades é constituído por seis fichas com palavras e suas respectivas ilustrações: RATO, LUA, NUVEM, BRISA, PAREDE e RATINHA.
Para diferentes possibilidades de exploração com banco de palavras, clique aqui.
Essa atividade pode ser realizada após a exploração do banco de palavras, como uma sistematização das análises feitas de forma coletiva. As crianças podem realizar a montagem das palavras consultando o banco de palavras, ou então serem desafiadas a montá-las sem o apoio desse recurso.
Nesse arquivo, você encontra um jogo da memória com palavras da música “Rato” e imagens do videoclipe. O jogo possui 12 peças, podendo ser jogado por duplas ou trios de crianças.
O arquivo conta com uma mesma proposta (escrita de palavras da música) organizada de duas formas diferenciadas.
Para os alunos em hipóteses de escrita mais iniciais (pré-silábicas e silábicas), recomenda-se o uso da atividade com espaços pré-determinados para a escrita de cada sílaba da palavra. Dessa forma, pode-se solicitar aos alunos que pensem em ao menos uma letra a ser colocada em cada quadradinho.
Para os alunos em hipóteses de escrita silábica-alfabética ou alfabética, recomenda-se o uso da atividade com espaços pré-determinados para a escrita de cada sílaba da palavra e também para as letras (tracinhos).
Nessa atividade, a criança é desafiada a ordenar as imagens de acordo com os acontecimentos da narrativa e, na sequência, fazer um registro a partir de sua hipótese de escrita.
Nessa atividade de leitura, a criança deve identificar e pintar a personagem que cantou cada um dos trechos indicados da música.
Para ajudar o rato a encontrar a ratinha, a criança deve identificar e pintar os números de 1 a 40 na ordem correta.
Encontramos uma proposta de jogo muito bacana no blog do arte educador Renato M. Barboza que tem tudo a ver com esse conjunto de atividades!
As regras para o jogo (com diversas propostas de adaptação, de acordo com a faixa-etária das crianças), estão descritas de forma detalhada no blog de Renato, podendo ser acessadas aqui.
Para ajudar, disponibilizamos aqui no site alguns modelos prontos para impressão, que podem ser usados na confecção desse jogo.
Clique no link abaixo para acessar esse material. Boa diversão!
Este post tem 28.055 comentários