A REVOLTA DOS GIZES DE CERA – Conjunto de atividades

A Revolta dos Gizes de Cera foi escrita por Drew Daywalt, com ilustrações maravilhosas de Oliver Jeffers, publicado no Brasil pela editora Salamandra.

 

O pobre Diego só queria colorir. Mas quando ele abre a caixa de gizes de cera, encontra apenas bilhetes, todos dizendo a mesma coisa: seus gizes estão revoltados… Eles entraram em greve! O Preto não queria ser usado apenas para contornar desenhos. O Bege está cansado de ser chamado de “marrom-claro”, de “amarelo-escuro” e de ser usado apenas para pintar trigo. O Azul precisa de férias, pois está exausto de tanto colorir gotas de chuva, lagos e oceanos! Já o Laranja e Amarelo não estão mais se falando, pois cada um deles acredita ser a verdadeira cor do sol. O que será que Diego pode fazer para acalmar todos os gizes de cera, para que voltem a fazer o que sabem de melhor?

Ilustrações dos gizes de todas as cores, baseadas nas ilustrações do livro.

Podem ser usadas para a contação da história, fixando em um painel ou como palitoches, por exemplo.

GIZES LIVRO

O banco de palavras é composto pelos nomes das cores dos gizes da história.

BANCO DE PALAVRAS CRAYONS

Leia mais sobre o banco de palavras, intervenções, possibilidades e outras dicas aqui.

Duas opções de atividade para registro individual das palavras do banco, identificando as cores escritas e colorindo da cor correspondente. 

REGISTRO DO BANCO 1 

REGISTRO DO BANCO 2

Essa atividade pode ser feita coletivamente ou com consulta ao banco de palavras, caso as crianças ainda estejam em hipóteses mais iniciais de escrita.

LEITURA DE PALAVRAS – CORES

Pintar os gizes de cera conforme a cor e a quantidade indicada pelo numeral.

CONTAR E COLORIR

Este é um jogo que pode ser jogado em duplas, com registro individual.

Cada criança recebe uma ficha com a trilha da corrida, que será pintada conforme a cor e quantidade sorteada no dado. Cada um é responsável por colorir a sua própria trilha, disputando com um colega. Vence quem chegar ao final da trilha primeiro 🙂

CORRIDA DAS CORES JOGO

Disponibilizamos um modelo de dado colorido para imprimir e montar. Outra opção é pintar um dado comum com as respectivas cores, usando cola colorida ou esmalte.

DADO DAS CORES

 

 

Este monta-palavras não é acompanhado de imagens, por isso recomendamos fazer a impressão em folhas coloridas conforme o nome das cores, como nos modelos das fotos.

Ilustração de Oliver Jeffers igualzinha a do livro. Diego, o personagem do livro, coloriu com muita criatividade, usando cores inusitadas. Será que as crianças vão gostar de fazer isso também?

ILUSTRAÇÃO PARA COLORIR

Este post tem 39.372 comentários